Maior viga modular em atividade no Brasil

A Timbro, em parceria com uma empresa brasileira especializada em transporte e movimentação (Heavylift) de cargas superpesadas e superdimensionadas, importou e colocou à disposição do mercado nacional a VIGA MODULAR STB – 1.000, de última geração tecnológica, fabricada por uma empresa alemã, para ser acoplada em carretas modulares hidráulicas convencionais e/ou autopropelidas com Power Booster, configuradas com até 704 pneus.

 

A VIGA MODULAR STB – 1.000 é a VIGA de maior capacidade de carga do mundo para transporte rodoviário, podendo transportar um peso máximo de até 1.000 ton, de acordo com a sua configuração.

 

O desenvolvimento dessa viga veio para atender a um NOVO mercado global de fabricação de equipamentos industriais, isto é, fabricação de equipamentos mais completos e mais pesados, fazendo com que os novos parâmetros do peso da carga subam do atual patamar, até então de 350 ton, para acima de 500 ton.

 

 

A modularidade e a flexibilidade construtiva desta viga permitem que a sua montagem atenda à configuração para se adaptar tecnicamente à carga, se tornando viável operacionalmente para ser utilizada no transporte rodoviário de cargas com peso inicial de 300 ton até 1.000 ton, respeitando o seu desenho geométrico.

 

A nova viga viabiliza de forma geométrica e estrutural as cargas mais pesadas e cria um novo modelo logístico para cargas com peso superior a 300 ton para os setores de infraestrutura, tais como: energia (transformadores, turbinas, geradores), químico e petroquímico (reatores, vasos, colunas e demais equipamentos industriais), mineração, papel e celulose e Oil&Gas.

 

Este foi um grande desafio para a trading, uma operação complexa tanto nas questões logísticas, quanto aduaneiras, envolvendo uma coordenação detalhada desde o pré-embarque até a nacionalização e entrega do equipamento. Por ser um produto inédito, sem similaridade no Brasil, desenvolvemos soluções inovadoras para a importação ocorrida no Porto de Vitória.